As Meditações Guiadas não são em realidade a real Meditação em si, porém, é uma poderosa ferramenta de interiorização, conexão e aprendizado prático. Mais uma vez nos deparamos com o grande obstáculo mental da conceptualização, ou seja, a definição que as palavras adquirem com o passar do tempo devido a diversos fatores linguísticos, culturais e sociais. Não entraremos detalhadamente nesta sessão sobre a questão dos conceitos originais da Meditação e seus reais objetivos. (Em breve incluiremos um artigo sobre a prática da Meditação)

A Meditação: Artigo sobre a Prática da Meditação (em breve…)

Zhàn Zhuāng 站樁

Nesta parte entraremos no estudo de conceitos trazidos pela sabedoria oriental chinesa do Zhan Zhuang 站樁 Em Pé com um Pilar, que é uma poderosa prática muito antiga, de conceitos Taoístas, que foi incorporada pelas práticas do Tai Chi Chuan e outras escolas e conhecimentos da cultura tradicional chinesa.

Esta prática tem com um dos objetivos principais interligar as 3 Forças ou Sān Tǐ Shì 三體勢 Céu, Terra e Homem, criando uma interação e conscientização destas energias da natureza em nós. O Cosmos, as manifestações terrenas da criação e o ser humano compõem o Macrocosmo e o Microcosmo, no qual existe uma intima relação entre eles, assim como está descrito na Lei da Correspondência, uma das Leis Herméticas:

“O que está em cima é como o que está embaixo. E o que está embaixo é como o que está em cima”
O Caibalion, Hermes Trismegisto –

Nesta prática deve-se relaxar o corpo criando-se ângulos curvos com os membros, sem travar ou tencionar as articulações, seja estendendo ao máximo ou flexionando demasiadamente. Imagina-se que o corpo se suspende por uma força no topo da cabeça e outra por baixo do quadril e o mesmo se mantem como se flutuasse no espaço ou dentro d’agua. Como na imagem a cima as pernas devem estar separadas na largura dos ombros, os dedos separados e relaxados, cotovelos apontados para baixo e ombros soltos.

Esta prática também está relacionada aos 3 Principais Centros Magnéticos de nosso corpo chamados no conhecimento tradicional chinês por 3 Dantian.

Dantian 丹田

São centros ou campos energéticos por onde as energias de nosso corpo tem uma atuação magnéticas especial, vibracionalmente poderosa e que podemos aprender a usa-los de forma a favorecer nossa saúde física, mental, emocional e desenvolvimento espiritual. Existem 3 Centros Magnéticos Principais em nosso corpo, que são os 3 principais Dantian responsáveis pelas Forças que se subdividem em 5 Centros que regem as funções de nosso organismo humano:

Dantian Superior 上丹田 Shàng Dāntián

Está localizado na cabeça e possui uma intima relação com região da testa entre as sobrancelhas ou terceiro olho e a coroa. Também é chamado de “Boleta Turva” e está associado às glândulas pineal e pituitária. Este caldeirão é onde o Shen 神 “Espírito” é transmutado em Wu Wei 無為 “Vazio Iluminador”. É o Centro Intelectual, que está relacionando com a elaboração de conceitos, o raciocínio, as recordações, os pensamentos, a análise etc.

Dantian Médio 中丹田 Zhōng Dāntián

Está localizado no nível do coração e é também chamado de “Palácio Carmesim”. Está associado ao armazenamento do “Espírito” 神 Shen, à respiração e saúde dos órgãos internos desta região, em particular a glândula timo. Neste caldeirão é onde a Vitalidade 氣 Qi é refinada no Shen 神 Espírito. Este é o Centro Magnético das Emoções.

Dantian Inferior 下丹田 Xià Dāntián

Localizado no baixo ventre, este também é chamado de Forno de Ouro 金炉 Jīn Lú ou Campo do Elixir da Vida que é onde começa o processo de desenvolvimento do Elixir Refinando e Purificando a Essência 精 Jing em Vitalidade 氣 Qi. Este centro está relacionado e regue diversos aspectos de nosso organismo e se divide em 3 Centros: Centro Motriz, Centro Instintivo e Centro Sexual.

Prática: Meditação Guiada – Em Pé com um Pilar

Sobre esta prática em particular que trazemos, daremos algumas recomendações que não são regras rígidas a serem seguidas e sim orientações que podem ajudar o praticante. Também enumeraremos alguns benefícios desta prática:

Alguns Benefícios:

  • Relaxar o Corpo;
  • Acalmar a Mente e as Emoções;
  • Melhorar a Concentração;
  • Combater o Estresse e a Ansiedade;
  • Auxiliar no tratamento da Depressão;
  • Criar uma Conexão com nosso Ser Íntimo;
  • Trabalhar os 3 Dantian equilibrando Corpo, Mente e Emoções;

Recomendações:

  • Esta pratica pode ser feita sentado ou deitado, porém a melhor posição é de pé;
  • A respiração deve ser natural, suave e pode ser profunda, porém não ofegante e nem forte;
  • Tranquilize a mente, foque no áudio evitando que fique em pensamentos dispersos e preocupações;
  • Procure um lugar tranquilo sem muitas interferência externas;
  • Pratique em um lugar ventilado, sem fumaça e muita poluição;
  • Fique a pelo menos 1 metro da parede e moveis para evitar se machucar caso desequilibre (para prática em pé);
  • Evite fazer esta prática de estomago cheio ou com fome;
  • Evite tomar vento, friagem no corpo e nos pés, principalmente com corpo molhado ou com suor;

Vídeo Áudio da Prática:

Prática Meditação Guiada: Zhan Zhuang – Em Pé com um Pilar

Obs.: Este áudio não um material desenvolvido por nosso projeto. É composto da junção de uma meditação guiada All Love com a música Enlightenment – Pure Consciousness, Sahasrara Chakra: Chanting Om with Thunder (feat. Nate Morgan, Jeffrey Main & Tom Rossi) · Vidura Barrios · Nate Morgan · Jeffrey Main · Tom Rossi